Para a disciplina de Análise e Interpretação de Textos Literários do curso de Letras da UFRPE

2010.1/2010.2

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Werther


O Werther foi publicado em 1774 e marca o início do Romantismo em Língua alemã. A partir de um romance epistolar, Goethe desenha o cenário da trágica vida de Werther, um espírito romântico que busca paz e uma outra forma de viver, longe da maldade dos homens e de sua mesquinhez. O amor, porém, lança-se sobre Werther como uma cura e um veneno, já que se mostra um amor impossível. Werther é completamente tomado por esse amor/pathos, amor-paixão, que não conhece limites, apenas o heroísmo melancólico que o eleva a uma condição de verdadeiro mártir do amor.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante a leitura desse romance que fala das cartas do jovem Werther enviadas ao seu amigo Wilhelm, falando do seu amor platônico por Charlotte que já é comprometida com Albert. Percebi que ele sofre muito pelo fato de saber que ela também o ama mas não pode corresponder a esse amor. Quase no final, a narrativa deixa de ser de Werther e passa a ser de Wilhelm, que vai relatar o triste fim dessa história de amor culminando com o suicídio de Werther. Pela forma como a história terminou, acho que deveria ser escrito outro livro dando continuidade a história de Lotte (Como será que ficou a relação dela com o marido? Será que ele perdoou o amigo e sua esposa?)Ficaram algumas dúvidas no ar, as quais talvez tenham sido deixadas de propósito pelo autor.Mas mesmo assim gostei muito da leitura, pois ela prendeu minha atenção para saber o que iria acontecer no final, pena que eles não terminaram juntos, mas isso faz parte da história dos romances, nem tudo é perfeito.

    ResponderExcluir
  3. A obra de Johann Wolfgang Von Goethe é um romance em primeira pessoa, com poucos personagens e que narra, através de cartas enviadas ao narrador, uma paixão profunda, doentia e proibida que o jovem Werther tinha por Carlota; esta paixão era tão forte que transtornou a mente de Werther a ponto de levá-lo ao suicídio, isto por que, para ele a vida só tinha sentido se fosse para viver ao lado de sua amada; o que nos leva a perceber a presença do egocentrismo na obra.Lendo as cartas do jovem Werther percebei que esta não é composta por rimas e metrificações e sim por elementos da narrativa como: tempo(expresso em datas, por exemplo), espaço, personagens e foco narrativo, que inclusive é mudado em determinada parte da obra para atender o aspecto da verossimilhança.
    Além destes elementos, há a presença da subjetividade,do drama, da tragédia que aparece retatada no suicídio de Werther, da natureza e de um um aspecto interessante:alguns nomes aparecem abreviados, mudados, cujo intuito é para não comprometer os envolvidos e também para manter respeito e sigilo, sendo este ato esclarecido no rodapé de algumas páginas.

    Alice Cabral Soares.

    ResponderExcluir
  4. A obra "o sofrimento do jovem Werther" relata, pelo mecanismo de cartas, a história de um amor platônico, a qual o protagonista se apaixona por Carlota, jovem esta que já possuia um compromisso com Alberto. Esse amor não se concretiza, apenas um beijo é capaz de selar tal sentimento. Mas o fim de Werther é dramático, pois ele não suporta viver sem a amada, fator esse que identificamos como egocentrismo, e comete suicídio. Eu achei boa narrativa, porém o que gostaria de ressaltar é a grande influência que esta obra atingiu na Europa. Chegando a alguns países proibirem sua comercialização, devido ao grande incidente de suicídio entre os jovens ao se espelharem na história romântica e impossivel do Werther. Demostrando, desta forma, a influência que uma obra pode execer num dado tempo e espaço social.
    Aline Felix

    ResponderExcluir
  5. A obra O Sofrimento do Jovem Werther apresentam poucos personagens o Werther que é o personagem principal inspirado por Goethe, Carlota a amada de Werther, Alberto o noivo de Carlota, Wihelm amigo do protagonista para quem as epistolas eram enviadas e o enredo abriga em sua trama o Editor que teria ordenado as cartas do jovem suicida. É narrada em primeira pessoa é revelado por meio de uma narrativa epistolar. Podemos observar algumas características durante a leitura como a Idealização da figura feminina: a mulher adquire valor ela é a causa da alegria e da tristeza é um ser superior; o vínculo com a natureza como algo inspirador: Werther mostra bem isso, relembrando momentos que viveram com Carlota no campo, nos cenários em que seus sentimentos mais se destacavam; o egocentrismo para Werther nada mais importa, ele quer apenas Carlota e se não pode conseguir de que adianta viver? A valorização das emoções e sentimentos individuais em detrimento da razão e do pensamento. O momento mais marcante da obra é o encontro de Werther com Carlota ele declama em alta voz os Cantos de Ossain para sua Charlotte. Os dois se emocionam e se beijam, mas ela o rejeita e exige que ele desapareça de sua vida. Ele vai embora consciente de que é correspondido, mas também ciente de que não há esperança para eles. Então o protagonista decide o suicídio, assim terminava o seu sofrimento.

    ResponderExcluir
  6. As cartas de Werther ao seu amigo Wilhelm relatam a transformação de seu amor pela jovem Carlota.Ele a conhece num ambiente que se lhe apresenta dentro de seus ideais,rodeado por uma natureza exuberante,pessoas simples e honestas,pacíficas.Ele se vê num verdadeiro idílio.Até a chegada de Alberto,o noivo de Carlota,pessoa a quem Werther,que tem nobres sentimentos,só pode dedicar respeito e consideração.Desde então começa seu tormento,apesar do beijo que consegue de Carlota,percebe que não há esperanças para si e a única saída que consegue enxergar em sua loucura é o suicídio.
    O romance tem um Q de autobiográfico,já que Goethe teve um relacionamento bastante parecido parecido com a noiva de um colega,não correspondido e felizmente não culminando em suicídio.
    A importancia maior do romance no entanto é a de ser considerado o marco inicial do romantismo,simbolizado pelo abandono,por Werther,de Homero,ele estava sempre com um volume debaixo do braço,pelos Cantos de Ossian,que ele pass a ler com Carlota.

    ResponderExcluir