Para a disciplina de Análise e Interpretação de Textos Literários do curso de Letras da UFRPE

2010.1/2010.2

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Metamorfose


Kafka é considerado por muitos como um clássico moderno. Juntamente com a Metamorfose, seus romances O Castelo e O Processo (inacabado), apresentam um mundo asfixiante, cercado pelo medo do desconhecido e do absurdo, que nos espreitam prontos a lançar sobre nossas vidas sua engrenagem destruidora. A linguagem clara, quase cristalina de sua narração e sua desconcertante objetividade, em A Metamorfose, contrastam com a insanidade da situação. Quem não encontrará no desespero de Gregor Samsa, em sua vida medíocre de repente invadida pela loucura, um reflexo de sua própria vida?

10 comentários:

  1. O cotidiano de gragor denuncia talvez a vida de muitas pessoas do século XXI, isto porque, a busca por bens matérias acaba se tornando algo primordial na vida das pessoas, levando o ser humano a esquecer que é gente, se submetendo até mesmo inconscientemente, a condição de inseto. É na novela de Kafka que se consegue ver isto de maneira clara e objetiva, é num jogo de palavras comum, que ele trata de uma situação terrível, transferindo o impaquito visual da metamorfose de Gregor descrevida de forma simples.
    Talvez tenha sido na condição de inseto que Gregor se sentiu mais gente, levando em consideração todas as reflexões que ele fez, coisa que antes quando humano ele não fazia perdido em sua vida corrida de caixeiro viajante.

    ResponderExcluir
  2. (...) é interessante como a história já começa com o fato principal, o personagem se metamorfoseando. É no desenrolar do enredo que vamos conhece-lo e aos poucos vão sendo colocados seus conflitos, suas frustrações (...).
    (...) outro ponto percebido é, que a característica dessa obra é a de narrar tudo esmiuçado, porém em nenhum momento ele fala em qual inseto se metamorfoseou, mas de tanto descrever a situação, acaba-se supondo que se trata de uma barata. (...)
    (...) o quarto é o espaço aonde se desdobra a história, sendo o ambiente específico onde se desenrola todo o processo de transformação. (...) o tempo é bem definido ao longo da obra, a todo o momento Gregor verifica as horas, o fato acontece numa manhã chuvosa, interferindo até no seu estado de espírito (...).

    Enfim, esses são alguns trechos que escrevi em meu diário, sobre essa obra fascinante, que até nos tira o sono, pois segundo a história, perigoso não é dormir, é sim acordar...

    Até a proxima aula!!!

    ResponderExcluir
  3. A metamorfose, é uma obra intrigante, mostra o irreal fazendo parte da realidade .
    O personagem Gregor passa de uma ascensão infeliz como caixeiro viajante até a exteriorização da sua infelicidade que é sua metamorfose. No enredo da obra percebi a riqueza de descrições, a presença de exposições do psicológico dos personagens e no final do enredo acontece à peripécia ,lembrando a teoria da tragédia de Aristóteles, que é reforçada com atitude de sua família.
    Daniele do Vale

    ResponderExcluir
  4. A Metamorfose é uma narrativa que tem como personagem principal Gregor Samsa um pacato caixeiro viajante,profissão essa exercida para pagar dívidas da família, que só pensa em fornecer o mínimo de conforto para seus pais e sua irmã, subordinando-se a um chefe que o oprime e a um trabalho enfadonho. Na obra, é valido destacar como o espaço onde ocorrem os fatos é descrito. Um simples quarto passa a ser "minuciado" como recinto de Gregor. O sofá que serve para esconder-se, a janela em que observa o tempo, o relógio, a porta que antes ele trancava e depois passa a ser fechada por fora, deixam marcas de que ali estão agindo como "participantes ativos" daquele espaço.

    DANIELLA LOPES

    ResponderExcluir
  5. Quando iniciamos a leitura de um livro, geralmente já sabemos do que se trata sua história... Este, em particular me surpreendeu por já ter iniciado com "A METAMORFOSE" de Gregor Samsa, a qual eu acreditava que fosse ocorrer ao longo da leitura. Kafka se utiliza, nesta história,"do irreal inserido no cotidiano real do ser humano", mistura fantasia, sonho com realidade. O livro mostra os conflitos internos do nosso protagonista depois que é misteriosamente metamorfosiado num inseto... Não poder trabalhar para pagar as contas da familia,não poder se comunicar com os outros, sair, se alimentar... enlouquecem a cabeça de Gregor. No decorrer desses conflitos observei Gregor como uma pessoa que leva uma rotina pesada, a familia sob a sua responsabilidade, obcessão pelo trabalho,enfim, não me parecia ser uma pessoa muito sociável, mesmo antes do ocorrido. O próprio Kafka utiliza termos que o distancia dos outros. Contém fatos fortes, como as atitudes dos familiares (mesmo tendo se esforçado para se acostumar com a situação), a profunda tristeza que espelha essa situação. Uma pessoa ser tratada como um bicho e, na realidade, ter que se reconhecer como tal. Seremos nós as vezes? "Samsa precisou virar um inseto para começar a refletir em si mesmo". Creio que a metamorfose de Samsa, para Kafka, foi uma forma de sacudir as pessoas para repensar as vidas mecânicas que levam, mas podem ser evitadas.

    ELIZANGELA SOUZA

    ResponderExcluir
  6. Metamorfose é uma obra em que percebemos aprioristicamente o efeito do fantástico,do absurdo,Gregor acorda na forma de inseto e não se preocupa com este fato,e sim com o trabalho,essa preocupação se deve ao fato do personagem sustentar sua família.A narrativa se desenvolve em um clima de solidão por parte do personagem devido a rejeição de sua famíla.
    Percebemos que trata-se de uma narrativa moderna,visto que, a voz do narrador por vezes se mistura a voz do personagem.

    ResponderExcluir
  7. A linguagem clara e detalhada de sua narração nos faz perceber como a Análise Microscópica ocupa grande espaço em nossa interpretação - que é agora menos inocente. Assim, podemos supor, baseando-nos em Moisés Massaud, que é relativamente fácil diagnosticar Macroestruturas tímidas em relação às Microestruturas, isto porque a rede de sinos ou símbolos descritos na obra, fazem com que o leitor perceba rapidamente as esferas das realidades significadas ou simbolizadas: essas interpretações as quais meus colegas já haviam citado. Ou seja, pelo fato de o autor minuciar cada detalhe (microestrutura), não faz muito sentido o leitor ficar imaginando além da conta outras interpretações que não sejam aquelas descritas pela narração,causando assim uma menor dificuldade de "entender" a obra - a macroestrutura ocupa menor intensidade do que a microestrutura.
    Gleyce Lima

    ResponderExcluir
  8. A história narra a vida de um homem que depois de uma noite de sonhos inquietos acorda, sem motivo aparente, como um grande inseto. É estranho como o absurdo é contado num tom cotidiano. Como se fosse costumeiro uma pessoa acordar metamorfosiado. Gregor Samsa ao perceber em qual se forma se encontrara fica procupado, não pelo fato de não ser mais humano mais sim, como irá trabalhar... Gregor pensa em sua vida como caxeiro viajante e como necessitara do emprego para ajudar à pagas as dívidas da família. O assustador ou impressionate é como Gregor, em sua atual condição, começa a pensar no que realmente consistia sua vida e ignora completamente o absurdo acontecido.

    ResponderExcluir
  9. Jamesson Heleno___ "A situação incomum do livro "A Metamorfose" nos deixam instigado para saber o porquê de um homem aparentemente normal se transformar em grande um inseto. Ao finalizar a leitura da obra, Kafka nos faz perceber que respostas não são importantes, o importante mesmo são as atitudes. A história se passa numa atmosfera pesada ( no apartamento e quarto de Gregor, onde moram sua mãe , seu pai e sua irmã).É narrado na terceira pessoa do singular. A leitura dos pensamentos é uma marca desta obra, pois, através deles conseguimos enxergar o interior dos personagens".

    ResponderExcluir
  10. A obra representa a visão do próprio autor em relação ao mundo. Sua visão , seus anseios, sua dificuldade em se relacionar.
    O livro nos mostra como estamos ocupados em nossas tarefas cotidianas e robotizadas a ponto de perdermos a nossa essência. Apenas nos metamorfoseando é que conseguimos ter uma visão ampla e refletir a respeito de quem somos realmente. Muitas vezes é necessário que nos sintamos como insetos para descobrir quem realmente somos.
    As preocupações do dia-a-dia acabam se sobressaindo, tendo mais relevância.Isto fica evidenciado no trecho do livro em que a família, após um tempo passado e após terem perdido as esperanças de que Gregor voltasse à sua condição anterior, cogitavam a possibilidade de livrar-se definitivamente dele. Gregor passou a ser visto como um fardo, um peso que eles não queriam mais carregar. Gregor não cabia mais em suas vidas agora que não era mais o responsável pelo sustento da família.
    Será que esta visão do autor é diferente dos dias atuais em que as pessoas são excluídas, tornam-se praticamente invisíveis quando passam a não mais atender ao esperado no seu trabalho, nas relações familiares,etc.?

    ResponderExcluir