Para a disciplina de Análise e Interpretação de Textos Literários do curso de Letras da UFRPE

2010.1/2010.2

terça-feira, 30 de março de 2010


Cartas a um Jovem Poeta (Rainer Maria Rilke)

As cartas foram escritas por Rilke para Kappus, entre 1903 e 1908, apresentando alguns pontos de vista do poeta sobre as inquietações do então jovem Kappus. Foram publicada por Kappus, em 1929, três anos após a morte de Rilke (1926). Os comentários de Rilke não tratam apenas de "questões literárias", mas revelam uma interessante e pessoal ótica sobre a vida e de como a figura do poeta, no entender de Rilke, deveria se relacionar com o mundo em volta.

conheçam um pouco mais sobre a vida de Rilke:http://pt.wikipedia.org/wiki/Rainer_Maria_Rilke

Prof. Fábio Andrade

6 comentários:

  1. Rilke através de uma sensibilidade e sutileza ímpar, através de cartas endereçadas a um jovem poeta, Franz Kappus, dar “conselhos” a esse jovem que parece duvidar, estar incerto quanto seguir a carreira literária. Rilke expõe suas opiniões sobre a necessidade de escrever, os comentários ponderados em relação à solidão como estado de conhecimento íntimo e mais profundo, que estão além da dimensão pessoal. Fica um pouco evidente que parece haver uma maneira de se posicionar sem que as cobranças e as pressões acabe dominando o ser humano por que em certas vezes é preciso coragem para seguir o coração. Ainda na primeira carta uma outra questão abordada é a criação artística, onde Rilke parece dar um valor nulo aos aspectos da crítica. Na sua concepção as obras são indizíveis não sendo assim fáceis de serem apreendidas, mas que ao mesmo tempo nas linhas seguintes logo após condenar o relativismo do julgamento subjetivo, processo compreendido por Rilke como depreciador ganha forma ao fazer algumas críticas referentes a escrita do jovem autor, desenvolvendo um esquema explicativos quanto a forma que compor para que essa composição atinja um maior rigor e objetividade por parte desse jovem poeta.

    ResponderExcluir
  2. Na primeira carta destinada ao jovem kappus percebi que o Rilke não gosta de críticas e acredita que esta é como se fosse a materialização da obra de arte,além disso, que é impossível torna-se segundo ele as coisas tão dizíveis, posso acrescentar que a obra de arte tem caráter polissêmico, embora Rilke faz uma crítica da obra de Kappus porque emiti um juízo de valor da obra e especificando quero destacar o trecho em que este fato ocorre "Sua amável carta que as acompanha não deixou de me explicar certa insuficiência que senti ao ler seus versos sem que a pudesse definir explicitamente."(p.22)Daniele do Vale

    ResponderExcluir
  3. Ao ler "Cartas a um jovem poeta" percebi uma interação de amizade com cartas cheia de conselhos. Conforme o tempo foi passando, o jovem kappus foi se aperfeiçoando a arte de poetizar. Outro detalhe observado é como Rilke compreende muito bem os sentimentos do seu interlocutor e o posiciona de modo adequado dentro do contexto apresentado.

    ResponderExcluir
  4. "Cartas a um jovem poeta" de Rainer Maria Rike também poderia se chamar "Manual de vida a um jovem poeta" em suas primeiras cartas vem mostrando ao jovem Fraz Xaver Kappus (que se apresenta indeciso quanto ao seu taleto para a poesia, sempre buscando aprovação para seus versos) que não precisa de aprovação pois o mesmo se da no seu proprio conhecimento interno não importando opniões externas porque essas não trariam nada de construtivo, Rilke se mostra averso as críticas, mas não se isenta desse ato ao analisar os versos que o jovem Kappus lhe manda... Nessas cartas ele trata de varios assuntos com seu tão novo amigo desde a formação de seus poemas (alertando-o a tomar cuidado com a ironia percebendo ser uma caracteristica latente nas obras de Kapppus) desde a importancia da "solidão", como forma de autoconhecimento e no processo de criação literaria, a importancia do Amor, sentimento tão pouco compreendido pelos jovens inesperientes e impacientes... Professor Fábio por hora só tenho o que bem dizer deste livro, o mesmo esta me mostrando outras maneiras de encarar o acaso, de saber apreciar o momento das perguntas e com paciência esperar o tempo das respostas... Até então só agradeço-lhe pelo prazer dessa experiência! Com votos e saudações, Wiaponira.

    ResponderExcluir
  5. É de maneira brilhante que Rilke consegue transmitir a sensibilidade das coisas de forma tão real, com uma amarração textual na qual se tem apenas as suas cartas como possibilidade de compreenção de toda obra. Tendo nesta mesma obra a concessão dada ao leitor de uma vasta imaginação do que escreveria o senhor Kappus em suas cartas. A importância das cartas escritas por Rilke aí passa a pertencer não apenas ao destinatário do jovem poeta daquela época, mas sim a todos aqueles que se mostram interessados por particularidades da escrita poética como um todo.

    ResponderExcluir
  6. Através das cartas escritas por Rilke percebei a extrema sensibilidade que este poeta transmite como ensinamento ao jovem Frank Kappus que se encontrava duvidoso na arte da escrita. Kappus encontrou em Rilke um conselheiro para dizimar qualquer dúvida, e foi a partir de troca de correspondência que se solidificou a amizade. Sendo seu orientador, Rilke mostra que escrever é uma forma de expressar, de maneira natural, seu modo de perceber o mundo. Rilke era muito solitário e isso interferia sobremaneira em suas inspirações, pois só através da dor é que se tinha o supra sumo da arte. Um ponto a se ressaltar é o modo como Rilke expõe suas ideias, ele não impõe, ele sugere. O que demonstra o alto grau de sabedoria ao lidar com um principiante, estimulando-o a buscar em si mesmo as respostas aos dilemas humanos.
    Aline Felix

    ResponderExcluir