Para a disciplina de Análise e Interpretação de Textos Literários do curso de Letras da UFRPE

2010.1/2010.2

terça-feira, 30 de março de 2010

Pequenos Poemas em Prosa (Charles Baudelaire)


Charles Baudelaire é considerado o pai da noção de modernidade em Literatura. Foi um dos maiores poetas da literatura francesa, tendo sido grande influência, na segunda metade do século XIX, para poetas ocidentais e presença marcante na poesia brasileira de então. Seu livro "As Flores do Mal" (publicado em 1857), apresenta os traços característicos e revolucionários de sua poética subversiva, questionadora e iluminada. Pequenos Poemas em Prosa, na verdade obra inconclusa, tendo recebido esse título de seus editores, cobrem os últimos dez anos de vida do poeta e foram publicados em revistas literárias e periódicos da época, justamente a partir de 1857. Os Pequenos Poemas... representam uma abolição das fronteiras que dividem a poesia da prosa, anunciando uma sensibilidade literária que estava muito além da época em que viveu o próprio Baudelaire.

2 comentários:

  1. Baudalaire em seus poemas estabelece analogias a partir de símbolos para revelar a possibilidade das relações entre o mundo visível e o mundo das essências. O autor descreve, no seu poema o “Quarto duplo” os móveis do quarto como se existisse uma dimensão que se esconde, além de uma realidade concreta indo muito além do visível. Outro traço muito comum em seus poemas são os mistérios humanos. Em seus poemas é possível encontrar certa ironia tanto que predominou a poesia do decadentismo, refere-se ao modo pejorativo a qual os poetas franceses compartilham uma visão pessimista do mundo como as descobertas do universo inconsciente e o mistério. Observei algumas características que a autor explorou em seus poemas a questão do satanismo, perversão e a visão da morte. A impressão que tive ao ler aos poemas de Baudaulaire remete as sensações, o cheiro, sabor e os sentimentos no poema “Convite a viagem” ele descreve um lugar mágico, tranqüilo e feliz ele faz uma comparação com a amada e o mundo. Dar impressão que o poeta confunde com esses dois elementos. Na verdade o autor quer forçar o leitor a usar a imaginação para compreender o que foi deixado vago e impreciso no poema.

    ResponderExcluir
  2. Pequenos poemas em prosa conta a caminhada de Baudelaire em Paris; um poeta solitário e observador que preferiu viver desprendido dos laços familiares e de amizade. Este desprendimento pode ser visto logo no primeiro capítulo, quando ele é perguntado acerca de quem mais ama? Se é a família, os amigos,... . E, no entanto ele reponde que não tem pais e nem irmãos e quanto aos amigos ele desconhece até o sentido da palavra. No decorrer da obra percebi a presença marcante de sentimentos como: tristeza e solidão,ou seja, de se sentir sozinho mesmo em meio à multidão em festa, como em "O velho saltimbanco", ou a solidão da viúva rica em "As viúvas". Além disso, os poemas revelam a busca pelo refúgio da alma no silêncio da noite, a presença do satanismo como no capítulo XXI, por exemplo, da morte, das diferenças simbólicas que separam as pessoas ricas das pobres como em "O brinquedo pobre";levando assim, o leitor a refletir em seus poemas.
    Alice Cabral

    ResponderExcluir