Para a disciplina de Análise e Interpretação de Textos Literários do curso de Letras da UFRPE

2010.1/2010.2

terça-feira, 30 de março de 2010

Mensagem (Fernando Pessoa)



Fernando Pessoa foi o maior poeta português do séc. XX. Sua rica obra e singular voz poética materializaram muito da sensibilidade moderna através de seus heterônimos. O próprio Fernando Pessoa, que assina inclusive o texto "Mensagem", é apenas mais uma das personasque compõem esse intrigante perfil poético. Mensagem foi escrito entre os anos 20 e 30 do século XX, e uma das poucas coisas de Pessoa publicada enquanto ele ainda era vivo. Mais do que uma obra nacionalista (sem dúvida, esse nacionalismo é um dos traços de sua obra, embora longe de ser o tom dominante), Mensagem estabelece uma conexão entre passado, presente e futuro, expressando também a idéia de que não há renovação, mesmo na arte, sem tradição, sem passado.

11 comentários:

  1. O livro nos relata momentos históricos de Portugal,sua formação,expansão e conquistas marítimas.Na primeira parte do livro:Brasão,o primeiro poema I.OS CAMPOS PRIMEIRO/O DOS CASTELOS,nos descreve a localização ou coordenadas de Portugal.No quarto poema SEGUNDO/VIRIATO,o poeta fala sobre a formação da raça e nação portuguesa.
    Na segunda parte do livro:MAR PORTUGUEZ,o autor nos descreve como era a trajetória marítima dos navegantes em busca de novas terras,e como era a bravarura deles ao encararem o mostrengo,no poema IV. O MOSTRENGO,que nos fala sobre o encontro de EL-Rei D.João Segundo com este monstro que existe nas profudezas do mar.
    No poema X.MAR PORTUGUEZ é relatado a dor das mulheres que ficavam esperando seus filhos e noivos regressarem do mar.
    Na terceira parte do livro é relatado as conquistas realizadas por essas navegações como fora expresso no poema QUARTO/AS ILHAS AFORTUNADAS.

    ResponderExcluir
  2. Obra de caráter nacionalista, que destaca os personagens heróicos e os acontecimentos da pátria. Os poemas do livro Mensagem, são sem dúvida uma epopéia assemelhada à Os Lusíadas de Camões. Seus poemas enaltecem Portugal através de seus personagens que sonham ter um país heróido.
    DANIELLA LOPES

    ResponderExcluir
  3. O livro conta a história das navegações de Portugal. Considero que se trata de uma epopéia, pois conta esse fato histórico de forma bastante poética. A impressão que tive foi que cada poema é dedicado a uma pessoa ou a um fato. É dividido em três partes, a primeira se chama brasão, que retrata sobre a família real portuguesa. A segunda se chama mar portuguez, que se reporta ao referido tema. E a terceira parte se chama encoberto, que fala sobre a esperança de dias melhores, de superação, tem uma forte influência religiosa.

    ResponderExcluir
  4. Fernando Pessoa descreve os feitos dos portugueses no livro Mensagens. O poeta fala da formação do povo portugues, sua localização e seus feitos. O livro tem traços de uma epopéia onde os resultados dos poemas é um elogio á Portugal, mostrando assim Pessoa, como um nacionalista que era.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A principal obra de Fernando pessoa "Mesagem" e a única obra publicada em vida, um livro que reúne poemas que nos arremessa em um mundo épico rico em imagens e que nos faz entrar em um transe imáginistico ao lê-los. Vou citar uma pequena parte de minha analise como no primeiro poema "Os Campos (Os Castelos)" Pessoa descreve a Europa como um singelo e delicado corpo de mulher, fornecendo suas coordenadas com tamanha precisão e extrema sutileza, delimitando seus países em seus contornos e assim situando Portugal como nação em destaque entre os demais.

    Anderson Silva

    ResponderExcluir
  7. A obra mensagem de Fernando Pessoa foi a única obra escrita em vida, representa o universo de Pessoa. A sua obra é dividida em três etapas: A evolução do Império Português (nascimento, realização e morte). Contém marcas da poesia épica e lírica, como também exprimi uma concepção histórica e mítica sobre os personagens que decorrem na obra.

    Patrícia Assunção

    ResponderExcluir
  8. Professor onde tem Silvinha, leia Patrícia, pois não tenho conta no gmail, vou abrir um no meu nome. No próximo vai em meu nome, obrigado. Patrícia Assunção

    ResponderExcluir
  9. A obra Mensagem, é uma epopéia que trata do desbravamento dos mares pelos portugueses. É dividida em três partes, onde, na primeira parte, exalta os símbolos e a família real. Na segunda, começa a jornada pelo mar relatando as impressões e experiências dos navegadores e relatando o desaparecimento de D. Sebastião. Na terceira, fala da saudade que povo português tem de D. Sebastião e da esperança de que ele volte um dia. A cada trecho que eu lia, vinham à mente a imagens que me fizeram refletir como era a vida das pessoas naquele tempo, como eram as embarcações, etc. Foi uma experiência muito proveitosa.

    ResponderExcluir
  10. A obra "MENSAGEM" expressa certa exaltação a momentos e pessoas históricas de Portugal. Pessoa se expressa de forma nacionalista, apontando, alem de seua grandes monumentos e personagens, um assunto que, em sua epoca obtinha grande influência sobre toda uma sociedade e, até hoje, é um aspecto muito forte no direcionar da vida das pessoas. A fé ou as crenças. Acredito que este assunto foi abordado, de certa forma, como persuasão. As pessoas dirigiam suas vidas pelas orientações da fé, embrando que o que a igreja queria determinar como verdade, afirmava ser "palavras ou conceitos divinos". E por que não se utilizar desse viés para dar mais verdade à sua poesia. Pretendo ainda, compreender com clareza, a intenção real de Pessoa no poema, mas uma coisa é certa, mesmo sem a compreensão segura, e, talvez exatamente por causa de sua ausência, o autor consegue nos prender no texto e, ao mesmo tempo, escapar dele por inúmeros caminhos.
    Elizangela Maria

    ResponderExcluir
  11. A obra(Mensagem)é de gênero épico,entretento há um tom lírico percorrendo por todo o poema. É importante ressaltar o tom de exaltação heróica que percorre o poema, os perigos e a apresentação de personagens históricos e a presença do misticismo.
    Podemos notar que Pessoa nos apresenta a origem de Portugal, assim, como a sua passividade em busca de um novo império.

    Williams Gonçalves

    ResponderExcluir