Para a disciplina de Análise e Interpretação de Textos Literários do curso de Letras da UFRPE

2010.1/2010.2

segunda-feira, 15 de março de 2010

O problema "poesia"


Caros alunos, se, de acordo com a linha de pensamento desenvolvida na aula, a poesia é o objetivo estético do poema, que não tem garantia de consegui-la através do exercício da técnica; quem define se o poema conseguiu ou não produzir poesia?

Deixo ainda o trecho de um poema de Cassiano Ricardo para inspirar os comentários de vocês.

"Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados".

12 comentários:

  1. Na minha opinião, quem defini é o leitor. Tendo em vista que uma obra literária , para ser chamada como tal, deve ser singular. Cada leitor vai ter sua experiência particular com o poema e daí sentir o efeito de poeticidade, suas impressões perante a obra. Agora, para definir se uma obra literária se enquadra como poema, é trabalho para os críticos que irão analisar a sua estrutura tendo como referência parâmetros teóricos.
    Até a proxima aula!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor!!! Já que a poesia é o efeito do texto literário, quem defeine se o poema conseguiu ou não produzí-la é o sentimento adquirido pelo leitor através da leitura do mesmo. Se o texto conseguir passar emoção, aí sim estará caracterizada a poesia. Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. [...] O leitor crítico define de certa forma se o poema conseguiu ou não produzir poesia, nessas circunstâncias o leitor crítico deve se distanciar do “objeto’ estudado para que sua análise não vire apenas fruição não se torne uma mera impressão do texto lido. Talvez o leitor comum exponha apenas julgamentos subjetivos não propondo assim uma reflexão do texto lido.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que quem define se o poema conseguiu produzir poesia é o crítico,pois é ele quem irá fazer uma profunda análise do poema.

    ResponderExcluir
  5. Segundo o meu entendimento quem define é o leitor sendo comum ou especializado eles estão fazendo a sua interpretação no poema.Como foi discutido em sala de aula não existe leituras certas ou erradas.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que quem possa definir é o critico leterário, porque só ele sabe avaliar sob uma perspectiva e não sob a subjetividade. Ele avalia partindo da Criação, onde procura analisar se existe ou não uma Técnica (estrutura do Poema) unida à Poesia. Haja visto que não pode haver Poema se não houver Poesia.

    ResponderExcluir
  8. Acredito ser um conjunto de fatores que possibilita um poema conseguir atingir o caráter de poesia, partindo desde uma linguagem poética de estilo próprio do poema, ou seja, a capacidade que esse poema vai ter de transmitir o máximo de imagens de criatividade para quem o ler. Passando pela crítica não apenas literária, mas também pela de leitores comuns, sendo importante levar em consideração a época o e meio em que o poema foi escrito para crítica do leitor “puro”(sem bases teóricas), devido a realidade de alguns poetas de estarem a frente de seu tempo.

    ResponderExcluir
  9. Para mim um poema irá produzir poesia se ele tocar no emocional/sentimental do indivíduo, ao meu ver esta particularidade individual é variável de pessoa para pessoa. Portanto alguns críticos relacionam alguns poemas como poesia e outros não definem da mesma maneira.

    Poema e Poesia.

    Poemas são palavras que às vezes define-se como emoção.
    Poesia é um sentimento que enaltece o coração.
    Anderson Silva

    ResponderExcluir
  10. Acredito que quem define se o poema conseguiu ou não produzir poesia é o leitor, pois até mesmo o crítico literário precisa ler o texto para realizar seu trabalho. Então, cada leitor avalia o poema conforme a sensibilidade percebida do texto consoante com sua interpretação e experiência de mundo. Prof Fábio, aproveito a oportunidade para relembrar que continuo aguardando a relação dos livros que preciso ler para realizar meu trabalho de Diário de Leitura para o dia 02/04/10.

    ResponderExcluir
  11. para se chegar a conclusão de que o poema produziu poesia, é necessario uma análise do poema que se dá através da leitura, que pode tanto ser realizada pelo leitor comum , quanto pelo crítico literário.

    ResponderExcluir
  12. Todo leitor, a sua maneira é um crítico literário, pois é o mesmo que produz a ação da leitura do texto. Só ele saberá perceber com a leitura se o texto produzio ou não poesia.

    ResponderExcluir